data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A partir desta segunda-feira, o comércio, restaurantes e shoppings poderão funcionar com horário ampliado. A medida ocorre a partir de um decreto da prefeitura que tem o objetivo de evitar aglomerações nos estabelecimentos abertos. Segundo a prefeitura, com mais tempo, os estabelecimentos terão menor concentração de clientes no mesmo espaço. A decisão tem como base a manutenção da bandeira laranja em Santa Maria no modelo do distanciamento controlado do governo estadual.
Santa Maria registrou um novo caso confirmado de coronavírus em 24 horas
O Decreto Executivo 88 foi publicado neste domingo. Ele altera o decreto 70 e 71, publicados em 9 e 17 de abril, respectivamente. A prefeitura reforça que independente das alterações nos horários, os protocolos de prevenção devem permanecer em vigor, como o distanciamento e medidas de higiene nos estabelecimentos conforme decretos já emitidos.
A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, diz que a experiência com horário ampliado na semana que antecedeu o Dia das Mães foi positiva. Ela espera que os resultados possam se repetir agora.
- 17h é um pouco mais que meia tarde. Ampliar o horário passa confiança às pessoas. Necessidade de consumo e flexibilização tem de andar juntos. Aqueles três dias abertos até mais tarde na semana do Dia das Mães nos mostrou que podemos funcionar durante um horário maior, foi bem produtivo - comenta a empresária.
A médica infectologista Jane Costa afirma que a medida é válida, visto que as filas de espera para entrar nas lojas estão grandes e, nelas, as pessoas acabam não respeitando o distanciamento necessário. Com a alteração, os atendimentos poderão ser feitos com mais calma e de forma mais organizada.
- É melhor deixar um horário maior, para que as pessoas sejam atendidas espaçadamente e com tempo, do que restringir o horário e tudo ser feito na correria. Até mesmo para limpar o ambiente é preciso mais tempo. Eu dei uma caminhada por Santa Maria no sábado e vi que tinha filas nas portas de quase todas as lojas, e as pessoas ficam muito próximas enquanto esperam. Agora, essa situação tende a dar uma melhorada - pondera a especialista.
O chefe da Casa Civil da prefeitura, Guilherme Cortez, informa que a medida atende uma reivindicação dos lojistas e considera que há um aumento na movimentação do público para o comércio. Além disso, ele fala que o Executivo solicitou à Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) que a tabela de horários dos ônibus seja ajustada à decisão para que não ocorram problemas quanto à quantidade de linhas disponíveis.
Mães menores de idade podem pedir auxílio emergencial
COMÉRCIO
Conforme o Decreto 71, o horário de funcionamento seria das 9h às 17h. Agora, com a alteração, uma hora foi acrescentada no expediente, e o funcionamento é permitido das 9h às 18h.
ALIMENTAÇÃO
Restaurantes e bares de alimentação para consumo local também ganharam mais uma hora. O funcionamento, que era das 7h30min às 22h, poderá ser até às 23h.
SHOPPINGS
Assim como os demais, shoppings e centros comerciais terão uma hora a mais. Antes, era permitida a abertura das 11h às 19h. A partir de segunda, será das 11h às 20h. Entretanto, segue proibida a abertura nos domingos.